Depois de um ano de 2024 pouco movimentado por aqui, retomo as atividades do Movimento e Som em um site completamente renovado. Mesmo pesquisadora, tenho uma alma de artesã que me impele a colocar a mão na massa, a explorar e a criar nos detalhes. Decidi, então, estender a criatividade que nesse site já corre em palavras para a criatividade do webdesign, que certamente contribuirá para como as próprias palavras serão lidas e absorvidas. O meio também é a mensagem.
As principais mudanças foram duas: primeiro um novo tema WordPress, com mais seções e links para acomodar as diversas categorias de postagens e facilitar a navegação entre elas. Segundo, um laborioso trabalho de escolhas de tipografia, para que o conforto estético dado aos olhos seja um convite à leitura.
Manter um site em 2025 pode parecer algo anacrônico, dada a força e onipresença das redes sociais. Porém é importante considerar a efemeridade das redes, o quanto esse constante estado de mutação tecnológica requer que mantenhamos espaços mais estáveis para fazer jus ao que produzimos de mais precioso em termos de conhecimento.
Sites são lugares que não apenas garantem a propriedade, o acesso e a devida organização de uma produção intelectual: são também um modo político de habitar a internet, pois a autonomia desses espaços sempre coloca quem os utiliza pelo menos um passo além dos problemáticos mandos e desmandos das big techs. Não é possível ver a recente aproximação da Meta aos discursos de ódio e extrema direita e ficar inerte.
Houve um tempo, não muito distante, em que a internet era mais descentralizada, em que as redes sociais ainda não tinham estendido todos os seus tentáculos – a ponto de hoje até mesmo serem sinônimo de internet… Desse tempo datam os blogs, espaços de expressão muito pessoais voltados à escrita. Minha primeira imersão no virtual foi nesses espaços, e neles residia – e ainda reside – uma calma, a criação de um ambiente onde se pode mergulhar muito mais profundamente no pensamento de quem está por trás daquelas palavras.
É uma alegria saber que esses espaços não se foram por completo e que este site se insere, de alguma forma, como continuidade do que eles construíram. Por isso quero compartilhar minha lista de leitura de sites independentes de música, dança e filosofia – todos eles em atividade nos últimos anos. Eles sempre foram referências para a criação deste site e também são inspirações de como viver e habitar o virtual para além das redes sociais.
Outra dança | www.outradanca.com.br
Evolução e continuidade do antigo Da Quarta Parede, é a moradia oficial da crítica de dança de Henrique Rochelle. Foi lendo e observando a constância e qualidade dos escritos de Rochelle que eu juntei forças para dar à luz o Movimento e Som.
P.Q.P. Bach | www.pqpbach.ars.blog.br
Um dos mais longevos sites de resenhas de álbuns de música clássica de que tenho notícias em língua portuguesa. Tem um equilíbrio entre crítica musical, acesso às obras e bom humor que sempre me cativou.
Conectedance | www.conectedance.com.br
Cultivado há tempos por Ana Francisca Ponzio, é um site abrangente com abordagem jornalística e postagens que reúnem toda uma gama de autores e de artistas da dança. Tem uma amplitude de arquivo de textos e vídeos que faz com que você sinta que sempre há algo mais pra conhecer, uma gostosa sensação de infinitude.
Volume Morto | www.volumemorto.com.br
Um espaço voltado à crítica de música popular, que dá a ela a atenção e profundidade intelectual que merece. O trabalho de GG Albulquerque em defender e esmiuçar o funk, a nova música eletrônica, a música latino americana e as mil ramificações da música afro é tão necessário quanto louvável.
Portal MUD | www.portalmud.com.br
Num perfil próximo ao do Conectedance, é um site que tem se colocado felizmente com centralizador da comunicação sobre dança na internet. Oferece não somente textos, mas cursos, agendas, notícias, perfis, contatos de profissionais e valiosos acervos. Eu gosto de imaginar que as redes sociais vão acabar e que todo o povo da dança vai interagir via Portal MUD.
The rest is noise | www.therestisnoise.com
Arquivo do crítico musical novaiorquino Alex Ross. Reúne um sabor de blog com seu talentoso jeito de escrever detalhadamente sobre música sem cair no jargão, no perigoso hermetismo das palavras difíceis da teoria musical. Sempre será uma referência de como trazer a abstrata arte dos sons para o mundo das palavras.
Dos passos da bailarina | www.dospassosdabailarina.wordpress.com
Longevo blog de balé de Cássia Pires, mostrando que esse formato ainda dialoga muito bem com o YouTube: praticamente todas as postagens têm ou são sobre algum vídeo de dança. O tom pessoal e despretensioso da escrita aproxima quem lê, convida a ler e assistir mais. Ou seja, não é por acaso que é um site com uma seção de comentários muito bem frequentada.
Razão Inadequada | www.razaoinadequada.com
Por último, mas não menos importante, um site de filosofia que há doze anos demonstra o valor da invenção e da conexão entre o sensível e o intelectual. A escrita de Rafael Lauro e Rafael Trindade faz a filosofia dialogar com a música, a psicologia, as artes visuais e o cinema, fazendo desse diálogo um recurso estético e didático, mas sem didatismos. Um site que motiva e inspira porque é norteado pelo imperativo ético de viver o que se escreve.