
Aqui se encontra uma série de escritos críticos e reflexivos sobre o processo criativo e as ações da iN SAiO Cia. de Arte do ano de 2023.
A convite da diretora Claudia Palma, acompanhei presencialmente os ensaios da iN SAiO, com o objetivo principal de fazer um diário de bordo do processo criativo de dança contemporânea de Miêdka: uma metáfora para o encontro. No constante trabalho de dar um corpo de palavras à arte do corpo, foram desenvolvidos registros e reflexões sobre essa dança desde sua gênese até a performance.
Miêdka: diário de bordo
Conforme a escrita do diário de bordo se desenvolvia, revelou-se sua função poética, estética e social, que pode ser definida em quatro pilares:
- Registro: para que o processo criativo seja menos efêmero, e para que a escrita seja uma ferramenta de navegação para ir e voltar entre as diferentes etapas da criação;
- Compartilhamento: para que o processo criativo seja transmissível à distância e aberto ao público, e seja possível acompanhar via texto o que nem sempre se pode acompanhar via sala de ensaio;
- Apreciação: para que o processo criativo prepare não só os artistas mas também o público, dando-lhe proximidade com a obra e chaves de interpretação;
- Reflexão: para que o processo criativo seja sentido, pensado e repensado, e que dele surjam insights durante a performance, depois da performance e no decorrer das criações futuras.
Sendo assim, o trabalho de escrita revelou-se também um trabalho de colaboração dramatúrgica, pois forneceu um olhar externo que contribuiu para a composição e construção de sentidos da coreografia. Por fim, pude também realizar a operação de som de Miêdka, utilizando os conhecimentos de colaboração dramatúrgica a favor de uma conexão significativa entre dança e música.
Além do diário de bordo de Miêdka, foram realizadas críticas das danças em processo compartilhadas no iN SAiO Convida, um registro dos ensaios e performance da última apresentação de Platô e um texto reflexivo sobre as aulas abertas de Claudia Palma no Centro de Referência da Dança. Juntamente com Miêdka, essas e outras ações da iN SAiO fizeram parte do projeto “Entre Platôs”, contemplado pelo 32º Edital de Fomento à Dança da cidade de São Paulo.
Críticas de danças em processo
Sobre outras ações da iN SAiO
Acesse também os Registros Poéticos de Miêdka, por Cristina Ávila e Natalia Franciscone